[GTER] Tecnologias para provimento de internet

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Sat Sep 27 12:03:29 -03 2008

2008/9/27 Alexandre J. Correa - Onda Internet <alexandre at onda.psi.br>:
> Aproveitando o embalo,
>
> Rubens, qual equipamento voce esta utilizando ai ?! 2.4 aqui esta
> complicado.. tenho sorte de trabalhar com a polarização contraria aos
> concorrentes... mas TODO sistema que monto utilizando polarização igual,
> nenhum fica boa, funciona, passa um tempo precisa ficar trocando de canal..
> etc etc etc..

Alvarion e Redline, tanto pré-WiMAX (Alvarion VL) quanto WiMAX
(Alvarion BreezeMAX, Redline RedMAX). Pré-WiMAX em 5.x GHz (5.4 e 5.8
GHz), WiMAX em 3.5 GHz (temos espectro do leilão de 2002).

2.4 GHz só alguns legados em cidades menores, ou enlaces de extensão
dentro do terreno do cliente, por exemplo da caixa d'água até o CPD.

> estava ateh pensando em ver como funciona o licenciamento de frequencias
> para utilizar 3G e vender internet igual as operadoras moveis, porem seria
> apenas INTERNET o que conseguiria manter uma qualidade superior ao 3G hoje
> ofertado...

O limite seria parecido e o serviço, bem limitado.

> ja testou algo 'wimax' ? em contato com um engenheiro da alvarion, o mesmo
> disse que ainda "nao era hora" pra que eu investisse na tecnologia deles
> (algo do tipo, ainda esta em testes, nao temos certeza se fica bom ou
> medio.. ou pessimo).. isso ja tem quase 1 ano..

Ele deveria estar se referindo ao WiMAX 802.16e, que de fato está
sendo lançado agora.
Pré-WiMAX e WiMAX 802.16d para acesso fixo é uma tecnologia bem
estabelecida e estabilizada, e é a base da receita da empresa já há
vários anos...

E mesmo para o 802.16e, a Alvarion pode não estar pronta, mas Alcatel,
Cisco e Motorola estão prontas e vendendo.

Rubens