[GTER] RES: Horario de Verao agora e "fixo" ...

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Sep 17 15:06:01 -03 2008

On Wed, 17 Sep 2008, José Roberto Gimenez wrote:

> Supostamente essa alteração de horário deveria trazer economia de energia.

não propriamente. o problema está em atenuar o consumo de pico. o impacto
na média é, de fato, mínimo, mas no valor de pico de corrente é ralmente
bem significativo.

> Essa seria a única desculpa justificável para tanto transtorno que essa
> bobagem causa (eu, por exemplo, me incomodo de levantar mais cedo).
> Entretanto, não vejo como pode haver qualquer economia apreciável com isso.
> Ninguém deixa de tomar banho ou de fazer qualquer atividade que use energia
> elétrica durante o horário de verão. As indústrias que consomem muita energia
> elétrica também não deixam de produzir uma única peça por causa disso. As
> luzes da cidade se acendem e se apagam através de fotocélulas, pela claridade
> natural, e não pelo horário fixado em um decreto.

exatamente, aí é que está o truque. a iluminação pública se acendendo ao
mesmo tempo em que a atividade econômica está a toda. soma tudo =
sobrecarga. com o horário de verão, quando a iluminação pública começar a
ser ligada, o horário de trabalho já acabou faz tempo. os dois picos de
consumo deixam de coincidir.

o problema que o horário de verão ajuda a resolver, seja aqui ou nas
latitudes mais altas é exatamente defasar grupos diferentes de consumo, um
que anda com o relógio de outro que anda com o sol. a redução do pico
diminui a probabilidade de apagões e as perdas nas linhas por excesso de
corrente. não é uma questão de economia da média, essa é quase inalterada,
mas dos valores máximos.