[GTER] RES: Praticas de SMTP 'para fora' e etc

Renato Frederick frederick at dahype.org
Thu Nov 20 13:00:50 -02 2008

Até onde sei, os filtros não são feitos pelos grandes provedores. Inclusive
era algo que deveria ser feito, já que você paga o "provedor laranja" da
conexão ADSL residencial e portanto, sua sessão PPPoE deveria ser liberada
para SMTP outbound só para os Relays do "provedor de conteúdo"
Porém o que vejo em meus logs são milhares de usuários residenciais tentando
fazer SPAM, forjando mailfrom, enfim, um "pardieiro", infelizmente.
Reduzi drasticamente as tentativas de conexão quando bloqueei os prefixos de
DNS Reverso dos provedores residenciais.

Tentei sugerir esta filtragem em alguns ISP mas os mesmos pediram para
voltar atrás, por pressão do mercado(afinal o concorrente libera, o cliente
está acostumado a usar a porta 25 do provedor ABC, o provedor XXX não roda
um relay na porta 587 e por aí vai.)
Também não vejo costume no Brasil dos usuários finais usarem a porta 587
para Relay.
A instituição que trabalho adota o bloqueio, não só para ajudar a evitar
roubo de informações, mas também para evitar que um eventual malware
prejudique nossa rede.