[GTER] embratel ... ou embromatel ?

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Mon May 26 12:54:51 -03 2008

>  Ha algum tempo eu registro o a perda de pacotes entre os links Embratel
> Manaus em um de meus servidores nos EUA, que bem como um membro nos disse
> que eh melhor se ter sites nos EUA do que no Brasil devido as altas taxas
> tanto das teles quanto dos hostings presentes aqui.

Este é um exemplo de "you get what you pay for" ... o acesso do
território Brasileiro para Manaus já é complicado devido ao hop de
satélite, colocar o servidor fora do país só piora a situação ao
colocar mais alguns décimos de segundo de fibra intercontinental.

>  Temos clientes que chegam a reclamar durante todo o nosso periodo de
> suporte sobre lentidoes nas redes de internet alegando ser algum tipo de
> problema na rede do datacenter.

Se seus clientes estão em Manaus, um servidor em Manaus é uma opção
melhor, de preferência com conectividade local tanto com a Oi quanto
com a Embratel.

Se você tem clientes que não estão em Manaus, atendê-los por
servidores distintos conforme a origem resolve essa questão.

Rubens