[GTER] redundancia ADSL

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Thu Jul 24 14:14:55 -03 2008

Balanceamento requer controle do seu tráfego e, muito pelo contrário, IPs de
ASNs diferentes permite um controle do tráfego de entrada muito mais fino.

Com BGP, a não ser deixando de anunciar, não se controla tráfego de entrada,
mas se tenta influenciar, cuja decisão final sempre cabe ao ASN de origem.
Usando IPs separados o ASN de origem não tem escolher, o resultado virá pelo
link que você definir.

Além do mais este recurso está limitado pelo seu número de peers ou
communities oferecidas por estes. Com IP fixo você pode definir por exemplo
que todo tráfego de determinado bloco, como os do You Tube, podendo chegar
até a granularidade de um /32, irão usar um link específico e não
influenciará os do outro link.

A solução indicada foi apenas uma, existem várias, inclusive comerciais como
os recursos do IOS nas versões mais novas: http://www.*cisco*.com/go/oer/