[GTER] Horário de verão no Java

Marcus Andree marcusandree at gmail.com
Fri Feb 22 11:54:51 -03 2008

O Horario de Verao (Daylight Saving Time) deveria ser um
fator baseado em fatos astronomicos. No Brasil, eh um
fator baseado em fatos legais, sendo necessario uma
determinacao do Poder Executivo para a sua instalacao.

Nos EUA, recordo-me de ter visto videocassetes que se
ajustavam automaticamente ao DST na costa oeste.

Aqui no Brasil, ate fatores como uma falha no contrato de
 venda de direitos de TV da visita do Papa Joao Paulo II
servem para colocar mais entropia no processo...

Tambem faco votos para que os politicos tomem uma atitude
sensata, mas estou certo de que isso eh uma utopia e, se
deixar de ser, ficarei ainda mais preocupado quanto que isso
nao geraria de gastos nos cartoes de credito corporativos do
governo...

Mas, por incrivel que pareca, nao sao todos os locais que tem
trabalho para alterar o TZ... A recomendacao "oficial" da Oracle
para o banco de dados, quando do retorno ao horaio "normal" eh
"parar o banco por uma hora"...

Quanto ao "problema" do Java, existe por uma razao simples:
a VM deve ser independente de plataforma e retornar exatamente
os mesmos bits nos mesmos locais qualquer que seja a operacao
ou o dado envolvido na instrucao.

Muitos anos atras, nao havia o tzupdater e tive que costurar uma
solucao com um parametro de linha de comando do interpretador,
associado ao tipo de dado "timestamp with timezone" (se nao me
falha a memoria) do PostgreSQL.