[GTER] Redes MPLS com suporte a IPv6

Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Tue Dec 2 09:20:49 -02 2008

Giuliano,

É possível prover solução de transporte de tráfego IPv6 em um backbone IPv6
nativo, dual-stack ou usando alguma forma de tunelamento.

Como você mencionou que o cliente quer o serviço de VPN e já é atendido por
duas operadoras que fornecem o serviço de MPLS L3VPN, um modelo que pode se
mostrar mais simples de implementar para o transporte de IPv6 unicast, numa
VPN, entre os diversos escritórios desta empresa é o 6VPE.

O modelo de trânsito IPv6 (6PE / RFC4798) e VPN IPv6 (6VPE) em backbones
IPv4/MPLS é explicado na apresentação abaixo:
http://www.cisco.com/en/US/prod/collateral/iosswrel/ps6537/ps6553/prod_presentation0900aecd80311df4.pdf

Há bastante informação sobre modelos de implementação no site
www.cisco.com/ipv6

Alguns exemplos de fontes de informação que tenho utilizado:
- http://www.ap-ipv6tf.org/
- http://go6.net/
- http://www.6diss.org/

Pergunta: você está preocupado com a parte de conectividade, há alguém
pensando na preparação para outras áreas importantes como aplicações, data
center, segurança etc?

Abs, Gustavo Albuquerque