[GTER] RES: Ethernet - problema com tamanho minimo de cabo

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Fri Aug 29 16:13:02 -03 2008

Ao que eu lembre, havia na norma original de 10BASE-T um comprimento
mínimo de 2.5m(que eu acho que não sobreviveu às diversas edições da
norma pelo IEEE), e não há de 100BASE-TX um comprimento mínimo
especificado.

Não ter na norma não significa que uma placa ou dispositivo não tenha
mínimo; o fabricante, para atingir outros parâmetros elétricos, pode
dizer que para o produto dele você precisa usar um certo tamanho
mínimo.

A minha regra do polegar é usar cabos de pelo menos 0.5m, baseada em
experiência, não em referência, para experimentos de laboratório. Para
produção, é sempre bom colocar mais m para permitir manobras, e é
nisso que foca a norma de cabling que diz que patch cords devem term
5m, que nem entra no mérito de timings da tecnologia de transmissão.

Rubens