[GTER] BGP

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Sat Aug 23 12:17:06 -03 2008

Wederson,

O balanceamento com BGP é algo muito interessante. Existem N alternativas
que tu pode utilizar para fazer este tipo de balanceamento. Dificilmente tu
conseguirás atingir exatos 2:1. Mas é possível chegar bem perto disto.

Para isto, primeiro tu tens que conhecer o perfil de tráfego da tua rede e
baseado nisto estabelecer políticas de anúncios para atingir o seu objetivo.

Tu pode fazer anúncios mais específicos, utilizar prepends, alterar local
preference, etc. Existe também a possibilidade de utilizar as comunidades
BGP de seus upstream providers o que pode trazer uma grande ajuda no
balanceamento.

Não existe uma receita de bolo pra fazer isto. Tu precisa compreender os
mecanismos do BGP e a partir disto fazer os ajustes nas configurações para
atingir o seu objetivo.

Abs,

./diogo -montagner