[GTER] OpenVPN ou Openswan ?

Felipe - Rasputin felipe.nix at gmail.com
Thu Aug 14 13:50:15 -03 2008

Foi justamente o que eu disse logo em seguida e vc cortou... hehehehehe
Mas eh exatamente o que citei, não digo que uma ou outra seja melhor, já
utilizei as duas e ambas tem suas aplicações, prós e contras, é questão de
ter discernimento de quando utilizar o que ao invés de ser "xiita" ambas as
soluções (nao so ambas mas como a discussão eh openswan x openvpn.. xD) tem
pontos fortes e pontos fracos...

----

Algumas considerações de por que utilizar IPSEC

IPSEC é um padrão, de fato, definido por RFC, com características técnicas
claras e abertas.

Openvpn,vtun, são implementações de uma equipe, á parte. *Mas isto não indica
que é melhor ou pior. Pelo contrário, tem cenários que só uma ou outra
solução funciona.*

----

2008/8/14 Leonardo Rodrigues Magalhães <leolistas at solutti.com.br>

>   grande coisa ser padrão .... todo mundo que já usou IPSec sabe que quase
> sempre é um parto fazer equipamentos de fabricantes diferentes 'falarem'
> IPSec entre si. Muitos equipamentos que implementam IPSec exigem que você
> utilize o cliente proprietário de IPSec dele ....
>
>   IPSec, pelo menos nas experiências que eu tive com ele, é um padrão que
> de padronizado não tem quase nada .... não devemos nos ater ao fato de que
> 'é RFC' porque nem sempre isso vai funcionar na vida real e você vai acabar
> dependendo de um cliente específico daquele fabricante que implementou o
> [...]

Felipe Santos '<\( Rasputin )/>'
felipe.nix at gmail.com
LPI ID: LPI000123744
http://br.groups.yahoo.com/group/openswan-br