[GTER] Balanceamento com OSPF

Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Sat Aug 9 20:03:13 -03 2008

Entender a forma como é feita a distribuição de tráfego entre os links pode
dar pistas sobre o que está acontecendo e sobre possíveis soluções.

A forma padrão de distribuição de tráfego entre os links é associar cada
fluxo de pacotes com o mesmo endereço IP de destino com uma interface do
grupo ou *bundle*.

Considerando um ambiente onde há uma distribuição razoável de fluxos (ou
seja, não há interesse de tráfego predominante para um único destino), o
tráfego será bem distribuído entre as interfaces.

Esse tipo de balanceamento também evita que haja reordenamento de pacotes,
que é mortal para algumas aplicações, como algumas implementações de VoIP.

No cenário onde um dos links falha, os hashs de fluxos são todos
concentrados no link que permanece ativo. Sendo assim, quando o link volta a
ativa nenhum pacote será encaminhado à ele até que uma novo hash seja
criado.

Uma forma de mudar esse comportamento é fazer balanceamento por pacote, que
faz distribuição de pacotes equânime entre as interfaces. Mas esse tipo de
abordagem tem suas desvantagens, pois pode introduzir pacotes fora de ordem
na rede.

Mas ao usar balanceamento por pacote, melhor usar o comando "ip load-sharing
per-packet" e não usar o "no ip route-cache".

Maiores informações sobre o balanceamento com Cisco Express Forwarding podem
ser encontradas em
http://www.cisco.com/en/US/products/hw/modules/ps2033/prod_technical_reference09186a00800afeb7.html#wp16235

Maiores informações sobre configuração pode ser encontrada em
http://www.cisco.com/en/US/docs/ios/12_4t/ip_switch/configuration/guide/tceflbs.html
(é
indicado que você procure algo mais específico ao modelo de switch que você
está utilizando, que não foi informado)
Se a banda entre os dois switches nunca é maior que a capacidade de uma
fastethernet, isso não deve representar um problema. Se for o caso, e o
cenário for realmente este, não há porque habilitar balanceamento por
pacotes. Se for este o caso também, e se a conexão dos switches for direta,
sem intermediários, uma opção para você é usar etherchannel/PAgP. Veja mais
informações em
http://www.cisco.com/en/US/tech/tk389/tk213/technologies_tech_note09186a0080094714.shtml

[]s, Gustavo Albuquerque