[GTER] links dedicados

Juliano Primavesi juliano at cyberweb.com.br
Thu May 31 10:50:46 -03 2007

Davi,

Creio que a melhor solucao para o teu caso é a seguinte:

Dois servidores "de borda", um ligado a cada roteador com cabo cross,
atuando como firewall e DNS.

Cada servidor ira assumir os ips de um dos roteadores e no DNS dele,
somente irá ter os ips da rede daquele roteador. Ou seja, cada servidor
ira responder com IPs da sua respectiva rede. O TTL de cada zona devera
ser baixo (no maximo 60 segundos).

Atrás dos dois servidores, voce coloca a sua rede de serviços, através de
uma DMZ, ou seja, a sua rede terá ips inválidos e sera acessada por ambos
os servidores, por iptables/DNAT.

Esta solucao contempla segurança e redundancia de links, ja que sua rede
estara protegida por firewall e caso um dos links caia, o outro dns
assumira as respostas quase que automaticamente (com delay de até 1
minuto).

Outra solucao seria solicitar à Brasil Telecom que coloque ambos os links
em um mesmo roteador e que ambos respondam pelas duas classes de IPs.

Nao, AS é outra história, bem mais complexa. Esta é uma solucao de
escalabilidade de baixo custo.

Juliano