[GTER] Teste de link com Internet para aceitação: dúvida trivial

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Thu May 17 20:22:01 -03 2007

Pessoal,

    É meu primeiro post para esta lista, que me foi sugerida pelo
pessoal da Snort-BR. Estou bastante satisfeito, embora ainda não tenha
tido tempo para ler o histórico todo.

     Desculpem-me por ter escrito muito, mas não consegui resumir mais
sem perder o significado.

     Eu gostaria de confirmar uma análise que estou fazendo, para
aceitar um link com a Internet que estamos contratando. O acordado é
que seja simétrico, de 4mbits/s, logo, upload/download iguais.

     O teste feito pela tele, usa um gerador de tráfego no cliente e
outro na tele. Do lado do cliente, um aplicativo chamado tfgen é
executado e apontado para um servidor da tele que, creio eu, usa algo
compatível com ele. Na direção oposta ( tele->cliente), ainda não
consegui entender como fizeram, pois não rodei o que seria o 'server'
do tal tfgen (a menos que ele esteja 'embutido' no tal tfgen, o que
não pareceu). Nesses testes, segundo um gráfico oferecido pela tele
(MRTG), o tráfego acontece, nos dois sentidos, dentro ou superior ao
contratado.

    Bem, como sou partidário de São Tomé, pedi para que eu fizesse
testes, com uma máquina Linux, usando aplicações do cotidiano, ou
seja, um tráfego similar ao que realmente acontece, no caso, http e/ou
ftp em sua maioria.

     O que eu preciso confirmar, embora seja trivial e bobo, é que,
sendo um link simétrico, entregue em fibra ótica, através de uma
conexão ethernet (conversor de média), que chega em um Cisco 1751
(administrado pela tele), eu preciso conseguir 4.0 mbits/s nos dois
sentidos, simultaneamente, correto?

     Bem, nos testes que fiz, havia um dload de ftp a 1000 kbit/s, que
permanece estável ( pequenas oscilações ). Quando faço um upload,
mesmo que esse upload esteja longe dos 4.0 mbits/s ( exemplo, 3
mbits/s), o dload cai para valores em torno de 600-700 kbits/s. Se eu
apenas faço um upload (sem dload), ele fica próximo dos 4.0 mbits. O
dload era de um servidor diferente daquele para onde estava sendo
feito o upload. Não consegui entender e nem aceitar que isso esteja
correto.

     Para complementar, não há mais nada no link, a máquina de testes
é um P4HT 3.2, 512MB RAM, 80GB SATA, placa de rede intel (onboard)
e1000. A máquina foi ligada a um switch 3COM Baseline 2250plus, novo e
testado, onde também foi ligado o Cisco. Nada mais foi conectado a
esse switch e foi usado um Slackware 11.0 com kernel 2.6.17.13. As
medições usaram o iptraf.

     Estou correto ou 'pulei' algum capítulo e esqueci de considerar
algo? Alguma dica ou sugestão?

     Agradeço qualquer colaboração e agradeço também pela atenção.

Freitas