[GTER] FYI: LACNIC anuncia o iminente estogamento dos endereços IPv4

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Tue Jun 26 16:16:59 -03 2007

Luiz,

On Tue, Jun 26, 2007 at 01:53:58PM -0300, Luiz Otavio Souza wrote:
> Frederico A C Neves escreveu:
> Fred,
>
> Uma coisa é questionar o ipv6 outra coisa é critica-lo.
>
> Tenho pouco ou nenhum conhecimento do ipv6, mas o pouco que vi
> funcionando não trouxe nenhuma luz sobre a questao da interoperabilidade.
>
> Tunel não vale porque eu continuo precisando do IPv4 (que é uma especie
> ameaçada de extinção).

Este é somente um mecanismo de transição. Você já não tem o
endereçamento IPv4 hoje ? Ninguém está dizendo que IPv4 vai parar de
funcionar quando não houver mais para se alocar. As duas redes vão
conviver provavelmente por muitos e muitos anos.

> Como, configurando um IPv6 no meu servidor, vou atender a internet
> rodando em IPv4 ?

Como disse voce vai configurar os dois (dual-stack), ao menos nos
servidores de conteudo da rede.

> Pelo que você mostrou (RFC 4291, tópico 2.5.5) isso esta _previsto_, mas
> funciona ? não ? por que ?

2.5.5.1 . Não funciona bem porque tem problema no provisionamento e
com firewalls/NAT. A solução está ai na minha resposta anterior
recortada abaixo. Ela usa variação mais elaboradas desta, inclusive na
forma do endereçamento.

> Não quero reinventar a roda, mas da minha humilde ignorancia, me
> pareceria mais simples se os endereços ipv6 fossem uma extensão do ipv4,
> assim na minha próxima requisição de classe para a tele, eu poderia
> receber um endereço ipv6, totalmente compatível com os endereços já em
> utilização e assim a migração, poderia acontecer de maneira
> imperceptivel para a maioria dos usuários (alias não haveria qualquer
> migração, apenas uma expansão dos endereço úteis).

Se fosse possível estender um campo de tamanho fixo no cabeçalho de
protocolos com 30 anos de idade espalhados em bilhões de dispositivos,
te garanto que isto teria sido feito.

> []'s
> Luiz

[]s