[GTER] RES: RES: Confirmado traffic shaping no Virtua

Aristeu Gil Alves Jr aristeu.jr at gmail.com
Fri Jun 22 00:19:25 -03 2007

Em 21/06/07, Gustavo Santos<gustkiller at gmail.com> escreveu:
> e nao vejo como o traffic shapping invade a privacidade do usuario,o
> provedor nao sabe o que o usuario esta  baixando é algo legitimo (ubunto) ou
> ilegal, entao nao tem como caracterizar como invasão de privacidade, é um
> filtro aplicado a um tipo de protocolo , mas o conteudo não é observado,
> senão observar o grafico de utilização do cliente tambem seria invasão de
> privacidade pois estariamos vendo que o usuario esta utilizando o protocolo
> x ou y...

Curioso eu ter baixado Ubuntu há pouco... mas, enfim, decidir sobre o
próprio tráfego, se baixa Ubuntu via ftp, http, torrent ou emule, se
quer usar voip, etc... , é uma escolha pessoal do usuário. Manipular o
tráfego baseado nas escolhas do usuário, ainda mais de forma furtiva,
é sim invadir o direito de decisão do mesmo sobre o que este faz em um
serviço acordado previamente. Logo, fere um direito legítimo, sim. Se
ficam olhando o que o cara faz eu não sei, mas atuam onde não não
devem, e pressupõe coisas que não tem o direito, nem o dever.

Quanto a se ater a camada 3, se vc fala apenas por vc, eu acredito...

Veja que não quero me ater ao P2P, mas estender esta discussão a
arbitrariedade de trafego em cima de qualquer protocolo/conteúdo.