[GTER] QOS protocolos VOIP

jimmi jimmi at netpoint.com.br
Mon May 22 17:34:43 -03 2006

Caro Rubens.

Me permita observar mas acho que a afirmação :

	Fora conversar com seu upstream sobre o que ele poderia fazer
	(em geral nada, até pq ele quer é te vender mais banda)

não se aplica mais, ou no mínimo esta generalização é injusta e um tanto
quanto equivocada. Hoje a briga para receita é muito acirrada, e nesta luta o
provedor tem um grande interesse em fornecer serviços que venham de encontro
as necessidades dos clientes, como funcionalidades de QoS.

Se seu provedor não oferta uma solução de QoS (e veja que QoS é um termo um
tanto quanto genérico), posso te afirmar que conheço provedor que oferta este
serviço para circuitos de VPN, e funciona muito bem. E apenas não oferta QoS
para o acesso a Internet pela dificuldade da maioria dos usuários (sem o grau
de conhecimento tecnico dos membros desta lista) em compreender que o
provedor não tem como dar garantias ao tratamento do tráfego quando este sai
de seu backbone.

[]s.

Jimmi.