[GTER] Uso de CPU em linux ROUTER/QOS

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Sat May 13 09:32:20 -03 2006

Caros,

Na nossa modesta experiencia, em testes de bancada com maquinas linux e
desempenho de rede/roteamento, em geral não é o roteamento/cpu que "pega" e
sim restante do hardware. As CPUs atuais são bastante rapidas, se
compararmos elas com as CPUs encontradas dentro de roteadores (cisco por
exemplo...), vc vai ver que elas são algumas ordens de grandeza mais
rapidas. O problema, a meu ver, é o resto do hardware do PC... barramento
PCI, interrupções, etc.

Pra vc ter uma ideia, os primeiros testes que fizemos quando tivemos
oportunidade de colocar as mãos em placas Giga, foram bastante
surpreendentes... a placa chegou nums 300M só! Ajustando parametros de taxa
de interrupções ao carregar o módulo da placa Giga, melhorou
consideravelmente a vazão, chegando perto dos 900M.

Na sua descrição do problema vc não contou algumas coisas pra gente. O que
vc chama de "muitas regras" de fw e QoS? Ja pensou em otimizar suas regras?
que placas de rede vc usa?

Por fim, deixo a sugestão de vc dar uma olhadinha no projeto Click router (
http://www.read.cs.ucla.edu/click/). Ou ainda considerar fazer o que vc faz
com um OpenBSD (ja ouvi dizer que o desempenho é melhor e ja ouvi dizer que
o desempenho é pior.. fica a sugestão de testar :-) ).

Christian Lyra
POP-PR/RNP