[GTER] TCP e UDP

João Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Fri Mar 10 14:51:54 -03 2006

Aurelio wrote:
> Olá Fábio,
>   existe. Normalmente as transferencias utilizando UDP tendem a ser mais rápidas ja que o protocolo não solicita confirmaćão de recebimento de pacotes.

Há controvérsias...

Não tem confirmação nem handshake inicial, mas também não tem controle
de fluxo nem garantia de entrega.  Ou a aplicação faz tudo isso por
conta própria, ou haverá chance de perda de dados...

Se voce não quer reinventar a roda, use TCP.  Se voce sabe que pode
fazer o handshake, controle de fluxo e garantia de entrega por conta
própria e de forma mais eficiente que o TCP para a sua aplicação em
particular, use UDP.

>  Se lembra do "three way handshake" para estabelecimento de conexoes TCP ? Pois é, nem disso o UDP precisa.
>
> Fabio Fonseca <fonseca at brasilsite.com.br> escreveu: Boa tarde,
>

> Estou testando minha rede ate a saída internet através de um software iperf
> e o estranho q existe uma diferença grandiosa entre a transferência através
> do TCP e UDP, meu link a internet é de 3 MB/s via radio.
> Pergunto:
>
> Existe diferença na transferência de pacotes entre TCP e UDP ?

Alguns equipamentos de comunicação de rádio e satélite otimização a
comunicação para TCP, modificando o formato dos dados internamente.

Além disso, os programas que fazem essa medida de desempenho tem que ser
vistos com cautela, principalmente quando estão medindo coisas diferentes.