[GTER] Ajuda Software Gerenciamento Largura de Banda + Autonomic Computing

Eder Ignatowicz ignatowicz at gmail.com
Mon Aug 21 23:08:34 -03 2006

Olá amigos tudo bem?

Eu recentemente entrei na lista e venho acompanhando algumas discussões.

Preciso de ajudas/conselhos para realizar meu estágio para a faculdade.

Estudo computação na UEL e redigi uma monografia sobre Autonomic
Computing. Para quem não conhece se tiver interesse eu posso mandar
minha monografia para um aprofundamento.

Agora tenho que realizar um estágio para aplicar um dos conceitos de
computação autônoma.

Eu decidi implementar um software que compartilhe o uso de largura de
banda, e tome algumas decisões "autonomas" para o controle de largura
de banda.

Eu sei que existem soluções prontas e que eu estou reiventando a roda,
porém eu preciso implementar algo para o meu estágio.

Vai funcionar da seguinte forma:

O servidor web X, tem dois clientes A e B. A tem direito da 30% da
largura de banda e B tem direito a 70%. Se A e B estão no seu limite
de conexão, o software não toma nenhuma decisão. Agora se B usa só 60%
da largura de banda (10% ociosa) e A está "no talo" a ferramenta
empresta a largura de banda ociosa de B para A. Agora se (via snmp) é
detectado que B quer mais largura de banda a ferramenta devolve a
largura de banda disponivel para A.

Entenderam?

Agora as dúvidas.

Vou usar UBUNTU + APACHE + Java + SNMP + Ferramenta para controle de
largura de banda.

A parte do apache, java, snmp não é problema. O problema está na
ferramenta de largura de banda.

Vi duas possibilidades até agora, HTB e um módulo do apache encontrado
em http://www.topology.org/src/bwshare/README.html .

A minha intenção é usar o HTB.

Alguem tem experiência com o uso do HTB?

Alguém sabe se mudar as configurações do HTB ele muda em tempo real e
o servidor não cai ?

Alguém tem mais alguma idéia para o meu projeto ?

Grato, esperando idéias e desculpa pelo tamanho do email.

Atenciosamente

Eder Ignatowicz
ignatowicz at gmail.com
msn: ignatowicz at gmail.com