=?ISO-8859-1?Q?Re:_[GTER]_Ataques_de_DDoS, _?= será que existe uma solução ?

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Fri Apr 14 20:46:34 -03 2006

Victor,

Existem muitas táticas de ataques (D)DoS, então qualquer recomendação
do que bloquear especificamente vai falhar em algum cenário. O que
você precisa é conter o ataque num ponto anterior ao que ele causa o
efeito de negação de serviço; então se seu link está sendo saturado,
quem precisa filtrar é sua prestadora de serviços.

Não há como acabar com esse problema, só como lidar com ele. E a
primeira coisa para lidar com DoS é cooperação do seu prestador de
serviços; mostre a ele que ele não atende suas necessidade trocando de
fornecedor.

Agora, para uma solução que não depende imediatamente do seu ISP, você
poderia contratar um link burstable de 1Gbps com limitação sua de 100
Mbps de saída e cobrança por 95-percentile. Assim, se um ataque
acontecer, ele precisaria ter um poder de 1 Gbps Mbps (o que já exige
em geral um DDoS, e não apenas DoS) para atrapalhar suas operações
acima da sua capacidade de resposta. Ao perceber um problema, você
informaria o NOC do seu ISP para filtrar um certo padrão de tráfego
(IP origem, por exemplo), e no final do mês esse pico não vai
influenciar na sua conta. Descontar tráfego de DoS é inclusive já
previsto em alguns contratos de hosting.

Rubens