[GTER] Limitacao em balanceamento de links no CISCO

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Fri Apr 14 01:06:36 -03 2006

> Existe alguma limitacao de quantos links posso balancear em um
> mesmo roteador CISCO? Em um CISCO 7206 tenho 1 multi-serial de
> 8 portas. Vai ser possivel ligar 8 links de 2MB e balancear
> todos?

Não como 8 enlaces PPP diferentes. Você vai precisar de cooperação da
operadora para transformar esses 8 enlaces PPP em 4, 2 ou 1 enlace(s)
MLPPP (Multi-link). O IOS só suporta balanceamento em até 6 destinos
diferentes para a mesma rede.

Outra possibilidade é fazer policy-routing e agregação de blocos
/24("classes C") para driblar esse problema. Imagine que você tenha 4
blocos /24, sendo 2 agregáveis num mesmo /23 e 4 agregáveis em outro
/23. Vou chamar os IPs da primeira de A (o bloco), ou A0, A1, (cada um
dos /24), ou B(o bloco /23), B0, B1.

Ficaria assim:
provedor - link 1 - operadora
provedor - link 2 - operadora
provedor - link 3 - operadora
provedor - link 4 - operadora
provedor - link 5 - operadora
provedor - link 6 - operadora
provedor - link 7 - operadora
provedor - link 8 - operadora

Configuração na operadora:
ip route <IPs do bloco A> link 1
ip route <IPs do bloco A> link 2
ip route <IPs do bloco A> link 3
ip route <IPs do bloco A> link 4
ip route <IPs do bloco B> link 5
ip route <IPs do bloco B> link 6
ip route <IPs do bloco B> link 7
ip route <IPs do bloco B> link 8

Configuração na sua rede:
route-map
<IPs origem do bloco A0> link1
<IPs origem do bloco A1> link3
<IPs origem do bloco B0> link5
<IPs origem do bloco B1> link7

Veja que para isso você assumiu no seu roteador o custo mais alto de
fazer roteamento por origem; isso é factível com versões recentes do
IOS, mas pode ser ruim para as mais antigas que só faziam isso em
process-switching. De qual NPE e qual IOS estamos falando nesse 7206 ?

O tráfego assimétrico (tipicamente 4x maior da operadora para o
provedor) permitiu simplificar o route-map para apenas 4 termos, já
que não é preciso utilizar todos as links para saída. Seria também
possível, bastando dividir os blocos IP pela metade para acionar todos
os links. Quanto a agregação, os números de IPs e blocos podem ser bem
variados, este foi apenas um exemplo.

Rubens