Re: [GTER] Dúvida sobre conectividade WAN SPO-CGR.

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Wed Sep 14 15:43:25 -03 2005

Marlon,

A vantagem do Frame-Relay acontece quando a banda entre o CIR e a
capacidade máxima tem alguma chance de ser efetivamente usada. Uma
certa operadora de origem ibérica tem como prática jogar fora todo
tráfego acima do CIR, não importa se há ou não disponibilidade para
entregar a banda máxima (a maior dos circuitos de última milha
envolvidos)... assim, nela só adianta contratar CIR de 100%. E não tem
como reclamar, afinal ela só garante o CIR mesmo...

Já outra operadora ligada ao México e com mais tradição no mercado de
transmissão de dados adota a prática esperada de um provedor de
frame-relay, que é garantir o CIR e deixar que a sorte decida se o
tráfego acima do CIR vai passar ou não num certo momento...

Sugiro pedir contatos de outros clientes de operadoras que façam
propostas de frame-relay, para ver até que ponto a capacidade acima do
CIR tem chance de ser efetivamente utilizada.

Rubens