[GTER] Colocar varios roteadores

Shine eshine at gmail.com
Sun Sep 11 23:26:53 -03 2005

Hmmm, entao vc quer fazer um "cascateamento" de ECMP.
Nao eh algo comum, mas acho que eh perfeitamente possivel.
Uma vez q vc faz tudo em rotas estaticas, carga nao deve ser o maior
problema com as tabelas em CEF. O roteador q concentra o trafego
devera ser o mais exigido.

Um pto q deveriamos vislumbrar seriam os ptos de falha. Como se trata
de rota estatica, nos temos estados de rotas associados diretamente as
interfaces de interligacao, o q pode ser desatroso em alguns casos.
Para ilustrar. vamos colocar dois casos:
1) suponha q vc interligou as ethernets atraves de um hub ou um
switch. Neste caso, se o roteador 1 ou 2 pifar, a ethernet do roteador
3 nao ira sinalizar e a rota continuara por la. E o roteador 3
continuara a tentar mandar rota atraves do roteador "morto". Em caso
de load balancing per packet isso teria efeitos mortais.
2) mas vamos supor q os roteadores foram ligados diretamente em
cross-over nas ethernet, o q amenizaria o efeito acima. Mesmo assim
uma dupla falha nos links seriais do mesmo roteador provocaria efeito
similar. Embora nao seja algo comum, nao eh tbm tao improvavel.

No mundo ideal, tvz o mais correto fosse fazer o ECMP por um IGP, mas
conhecendo algumas limitacoes acredito q a solucao acima pode ser
aplicada.

sd,
Edgar