[GTER] Whois de domínios acentuados no registro .br.

MARLON BORBA mborba at trf3.gov.br
Tue May 10 19:31:43 -03 2005

Srs.,

Apenas pela curiosidade fui verificar se www.pãodeaçúcar.com.br já estava ativo. Meu Squid não me deixou dúvidas:

"While trying to retrieve the URL: http://www.xn--podeacar-rza8b1o.com.br/

The following error was encountered:

    Unable to determine IP address from host name for www.xn--podeacar-rza8b1o.com.br"

Todavia, ao pesquisar no Registro .br, para verificar quem seriam os "hosts" autoritativos para tal domínio, fiquei um pouco surpreso ao verificar o formato da resposta:

"[...]
% pãodeaçúcar.com.br xn--podeacar-rza8b1o.com.br

domínio:      paodeacucar.com.br
entidade:     COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUICAO
documento:    047.508.411/0001-56
responsável:  Andelaney dos Santos
endereço:     Av. Brig. Luis Antonio, 3126, Jardim Pauli
endereço:     01402-901 - Sao Paulo - SP
telefone:     (011) 3886 0026 [0]
ID entidade:  MIS4
ID admin:     MIS4
ID técnico:   MXG
ID cobrança:  MXG
servidor DNS: edns01.ticbrasil.com.br
status DNS:   07/05/2005 AA
último AA:    07/05/2005
servidor DNS: edns02.ticbrasil.com.br
status DNS:   07/05/2005 AA
[...]"

Lendo isso fiquei na dúvida. Para que domínio edns*.ticbrasil.com.br são servidores autoritativos? Para pãodeaçúcar.com.br, para paodeacucar.com.br ou para xn--podeacar-rza8b1o.com.br? Se para este último não há servidor autoritativo, a resposta pode induzir a confusões. Não seria mais correto se o sistema Whois do Registro .br dissesse não existir servidor autoritativo para o domínio xn--podeacar-rza8b1o.com.br?

Abraços,
Marlon Borba, CISSP.

"Por que 100? Bastaria
um se eu estivesse errado!"
--Albert Einstein, sobre o livro dos nazistas
"100 cientistas contra Einstein".