RES: [GTER] Domínios em Português

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Wed May 4 18:11:26 -03 2005

On Wed, May 04, 2005 at 05:54:01PM -0300, Alexandre Hautequest wrote:
> Legal vai ser quando o "resto do mundo" comecar a registrar dominios em
> seus idiomas locais.

Já começou fazem alguns anos.... Nos paises asiáticos isto é muito
popular. No japão eles já são 12% do total [1].

> Vamos todos acessar paginas com urles em Kanji e chines tradicional.

Seguir links não será um problema. Problema será digitar o email do
seu amigo russo que está no cartão dele somente em cyrilico se o seu
teclado não suportar isto.

> Sinceramente, quem pensou nessa de "caracteres localizados" nao pensou
> em absolutamente nenhuma consequencia de tal proposta.

Na nossa visão de um pais com uma língua que pode ser representada
praticamente só com ASCII esta sua afirmação faz sentido mas em
línguas que nem o Latin1 não cobre digitar o nosso em nosso alfabeto
também é um problema. A maior parte da população mundial não usa o
Latin1.

Em relação a pensar no assunto posso lhe garantir que o standard que
está ai foi muito, mas muito mesmo, discutido no IETF, por gente boa,
mas muito boa mesmo e é um compromisso para no futuro ainda termo uma
forma standard de representar domínios em aplicações e não 25 formas
diferentes, como apontava o rumo dos registries no início desta
década.

> --
> Alexandre

[]s