[GTER] Greylisting - Em que redes usar

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Tue Mar 8 18:32:10 -03 2005

Lao DanTong wrote:

> mas seria pego pelo SPF!
>
> $ host -t txt uol.com.br
> uol.com.br text "v=spf1 ip4:200.221.11.0/24 ip4:200.221.29.0/24
> ip4:200.221.4.0/24 -all"

     Ainda assim, adicionar o IP do UOL (ou outro grande) na whitelist
da greylist (mas não de outras técnicas) evitaria alguns atrasos
desnecessários e inúteis.  Claro que o ideal é que o seu MTA saiba
juntar SPF e greylist e só passar pelo greylist o que não puder ser
validado ou invalidado pelo SPF.

> não queira pegar todos os ratos com a mesma ratoeira.

     Mas se eu já sei que um gato passa pela ratoeira, pra que perder
tempo e dinheiro com ela?   ;-)