[GTER] [off-topic] HORDE + IMP

david at infonet.com.br david at infonet.com.br
Tue Jan 18 12:57:31 -02 2005

[off-topic]

Olá pessoal,

	Mais uma vez venho pedir a ajuda dos usuarios dessa conceituada lista, mesmo
sendo um assunto off-topic, já que tentei na lista da própria Horde mas não obtive
retorno algum.
	Tenho hoje um servidor de e-mail em um Compaq Proliant G2, ele é constituido dos
seguintes componentes:

- Red Hat Linux 8.0 - 2.4.28 (Kernel)
- Qmail + LDAP
- Apache 2.0.52 + PHP: 4.3.0
- QMail-Scanner + Sophie + Sophos Anti-virus
- Courier IMAP : 3.0.8
- Horde: 3.0-cvs
- IMP: 4.0-cvs
- Turba: 2.0-cvs
- Passwd: 2.1.1-cvs

	O problema está no webmail (Horde + IMP). Ele (o problema) se torna fácil de
reproduzir quando se tenta abrir um e-mail de texto puro que contenha mais de 1Mb. É
gasto mais de 1 minuto até que a mensagem seja aberta. Nesse período, praticamente todo o
poder de processamento da maquina é consumido pelo apache, consequentemente degradando a
performance de todo o sistema e chagando ha até mesmo, em situações de alto tráfego,
causar um DOS em todos os demais serviços.
	Ha um tempo atraz, postei esse mesmo problema aqui de uma forma um pouco
diferente, pois ainda eu mesmo estava "cru" relacionado ao que poderia estar causando o
problema. De forma prática e inteligente vcs me sugeriram, resumidamente, a atualizar
alguns componentes de software do servidor e analisar os recursos da maquina. Fiz isso,
inclusive adquirindo livros recomendados de grande valia para o meu conehecimento.
Relacionado aos componentes de software, atualizei os que mais me pareciam estar
envolvidos com o problema. Ja os recursos de hardware, analisei e realmente constatei a
necesside de mais memoria RAM, pois com certa constancia ele estava fazendo o uso de
SWAP. Inclusive encontrei um bug no Kernel relacionado ao gerenciamento de memoria, o
atualizei tambem.
	Mas mesmo assim o problema continua. Após varias analises, suspeito que a falha
esteja no IMP, mais especificamente relacionado ao MIME_DRIVERS. Eu observei que com as
versões 2.2.5 do Horde e 3.2.3 do IMP o problema não mais acontece, levando somente 2
segundos para abrir o mesmo e-mail que na outra versão leva mais de 1 minuto.
	Sintam-se a vontade para visualisar o problema nesses endereços:

http://webmail.infonet.com.br   (Horde 3.0-cvs/IMP 4.0-cvs) problematica

http://webmail2.infonet.com.br  (Horde 2.2.5/IMP 3.2.3) normal

login:  horde
passwd: horde

	Então porque eu não uso a versão Horde 2.2.5/IMP 3.2.3 ? Porque são versão
anteriores ha que eu uso atualmente, estaria fazendo um "downgrade". E infelizmente mesmo
com as versões mais novas do IMP/HORDE (não CVS) o problema ainda continua.
	Eu citei anteriormente que suspeitava que o problema estaria relacionado aos
MIME_DRIVERS, isso é porque quando eu tiro a entrada "plain" do arquivo
imp/config/mime_driver.php o e-mail abre na velocidade normal (2 seg.), mas em
compensação os demais e-mails não abrem.
	Vejam o inicio desse arquivo na versão problematica:

// $Horde: imp/config/mime_drivers.php.dist,v 1.24 2002/09/16 17:12:03 slusarz Exp $
$mime_drivers_map['imp']['registered'] = array
('plain', 'html', 'images', 'enriched', 'pgp', 'pkcs7', 'rfc822', 'zip', 'tnef', 'alternat
ive', 'related', 'multipart');

	Esse é o mesmo trecho no arquivo da versão que funciona normal (Horde 2.2.5/IMP
3.2.3):

// $Horde: imp/config/mime_drivers.php.dist,v 1.1.2.6 2002/06/24 04:19:04 slusarz Exp $
$mime_drivers_map['imp']['registered'] = array('text', 'html', 'enriched',
                                               'images');

	Alguem aqui tem experiência com esses produtos da HORDE que poderia me ajudar ou
fornecer alguma pista? Voces usam esses produtos normalmente?

				Considerações,

David Magno Santos de Almeida
Suporte Técnico
InfoNet - Soluções Internet