[GTER] Samba "sambando" com os UID e GID

Jose de Paula Eufrasio Junior jpejunior at gmail.com
Wed Jan 5 14:21:52 -02 2005

On Thu, 25 Nov 2004 14:38:54 -0200, Jorge Godoy <jgodoy at gmail.com> wrote:

>  acho
>
> Ah!  Aqui usamos samba 3 h=E1 alguns meses. :-)

Aha!
Mudei para o Samba 3 aqui ontem. Mas ainda estamos com uns
probleminhas. Usamos idmap_rid para guardar as informacoes de UID e
GID, isso nao parece ser mais um problema, mas agora rola uma coisa
esquisita:

por exemplo:

id usuario.normal
retorna o UID dele, mas só retorna um grupo (o default q estiver no
PDC que eh windows)

se eu fizer
id Usuario.Normal
retorna o MESMO UID, mas com todos os grupos que estiverem associados
a ele no PDC.

Entao, se o usuario Oliveira foi cadastrado como Oliveira no windows,
no linux com samba e winbindd (nsswitch e pam) eu so consigo pegar os
dados dele se tiver com as letras maiusculas e minusculas exatamente
como esta no PDC

Isso traz alguns problemas, porque se o infeliz loga com tudo
minusculo ele consegue logar (o samba deixa), mas nao consegue acessar
os diretorios dele porque os grupos nao aparecem...

Conhecem alguma solucao, que nao seja mudar os nomes de todo mundo no
PDC pra minusculas?

Sem contar que um getent group retorna os grupos com uma porrada de
caracteres estranhos...

[]s
core

PS: usamos usermap e nao funfou tambem.