RES: [GTER] OT: Cliente pop3 para muitas mensagens

Rogerio Tott tott at acmesecurity.org
Thu Feb 24 14:29:39 -03 2005

No caso de um cliente pop3 usando mailbox, talvez o problema esteja não
no programa, mas sim no sistema operacional, mais especificamente no
sistema de arquivos.

Arquivos muito grandes não são muito bem gerenciados no windows, devido
à natureza linear dos algorítmos empregados na fat32 e NTFS. Isso
significa que, para ler determinado cluster de um arquivo de 2GB, no
pior caso o windows teria que executar 2GB/(tamanho do cluster)
operações, enquanto que o Linux, usando a ext3, que utiliza um algorítmo
de natureza logarítmica, executaria 5 ou 6 operações, também no pior caso.

É claro que no próprio Windows este problema de arquivos grandes poderia
ser contornado com uma boa política de leitura disco por parte do
cliente de e-mail, mas acredito que talvez uma migração de sistema para
Linux resolveria o problema!(por favor, sem flame wars!)

--------
Rogerio Fernandes Tott
--------