[GTER] Radios On-line

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Thu Feb 24 12:40:48 -03 2005

Rubens Kuhl Jr. wrote:
> Indo para o lado dos appliances, os caches da Network Appliance, Cisco
> e seus concorrentes tem recursos como distribuição live de
> streaming... se todos ouvem os mesmos streams (Windows Media, Real
> Media ou iTunes/QuickTime), a economia de banda será significativa.

Bem lembrado Rubens.  A vantagem de um appliance é a facilidade de
configuração.  Qualquer opção com Linux, etc é viável, mas pode vir a
ser muito complicada.

Eu já trabalhei com um cache da NetApp que realmente fazia uma boa
economia de banda para acessos streamming de RealAudio e WindowsMedia.
Se os streams forem gravados, ficam no cache local.  Se forem ao vivo,
ele sabe fazer split local, economizando banda.  E ainda pode ser usado
para cache de WWW, com mais economia ainda na banda.

Agora é apenas uma questão de avaliar custos (Quais modelos de appliance
fazem o que você quer, qual o custo de cada solução de cada fabricante
para o seu tamanho) e rendimentos (quanto você vai economizar por mês
por não ter que aumentar o custo da banda) e avaliar o ROI (Tempo de
retorno de investimento).  Já fiz avaliações que custavam vários
milhões, mas se pagavam em 3 meses...