[GTER] OT: Cliente pop3 para muitas mensagens

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Wed Feb 23 15:55:05 -03 2005

Alexandre Grojsgold wrote:
> Tem que ser POP3? Não serve IMAP?

IMAP é ainda mais problemático que POP3 para grande quantidade de
mensagens se o servidor for Unix MBOX em vez de Maildir.

IMAP pode ser uma solução se a organização de mensagens for feita com
procmail, no próprio servidor.  Mas se a quantidade por pasta continuar
grande, e o armazenamento não for Maildir, não adianta.

Eu *pessoalmente* devo receber bem mais de 2k mensagens por dia, fora os
spams pré-filtrados.  Para gerenciar isso tudo eu uso um procmail para
separar mensagens por listas de discussão de origem, e acesso com
Thunderbird e IMAP.  Na hora de ler, como ainda uso MBOX (no flames,
please) eu ordeno por tamanho e leio as mensagens grandes antes.  Depois
que a caixa esvazia um pouco eu posso ler na minha ordem preferida, que
é a ordem de chegada.

Mas olhando bem o texto original do Marcelo, creio que o problema é
armazenamento mesmo:

Se ele chega a contar as mensagens por mês, não é o POP que está dando
problema, mas o armazenamento.  Ainda não vi nenhum programa que
gerencie bem caixas postais muito grandes, principalmente usando um
unico arquivo para armazena-las.  Depois de uns 100M no arquivo quase
sempre dá problema.

A melhor solução neste caso é usar um servidor IMAP com Maildir, e um
cliente IMAP sem cache local.  Se tiver cache local, o problema do
tamanho acaba acontecendo no cache.  O Thunderbird e o Pegasus Mail
podem ser configurados assim, não sei se o Outlook pode.