[GTER] Qmail - Cluster

Sandro Enomoto senomoto at estadao.com.br
Tue Feb 1 15:17:53 -02 2005

----- Original Message -----
From: "Juliano Primavesi - Cyberweb Networks" <juliano at cyberweb.com.br>
To: "Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes"
<gter at eng.registro.br>
Sent: Tuesday, February 01, 2005 1:52 PM
Subject: Re: [GTER] Qmail - Cluster

> Existem *projetos* de cluster para qmail, mas nada muito funcional como
> o Postfix.

    Acho muito "religiosa" essa sua afirmação.

> O que voce pode fazer com qmail e funciona, que deixa o servidor mais
> rapido, é colocar a queue em uma ramdisk (512 mb eh suficiente e como
> servidor de emails nao usa muita ram, ainda vai sobrar), colocar o smtp
> de saida em outra maquina, com todo o banco de dados de autenticacao em
> mysql e, de repente colocar 1 ou 2 mx, com a queue em ramdisk, gravando
> os emails via nfs no servidor pop3/imap.

    Bom, com em média os emails tem 4K, numa eventual falha, voce pode ter
128K emails jogados para o limbo. Adicionar algumas maquinas como MX do(s)
dominiio(s) e que tenham as regras de anti-spam/antivirus já alivia a carga
dos "storages".

> Como eu disse, funciona, mas nao vai durar muito tempo. O qmail tem um
> sério problema de escalabilidade, pois ele nao foi feito para uma
> operacao de grande escala, mas sim, para pequenos servidores domesticos
> ou para suportar poucas contas de email.

    Utilizamos servidores com qmail para as contas do estadao, o Ibest
tambem o utiliza. Que eu saiba o POP.com.br tambem o utiliza, O iG utiliza-o
como front-end nos MX para controlar a carga. Se essas eram operações
domesticas eu não tinha idéia, vou rever meus conceitos...

> Se voce quer partir para uma solucao de cluster, o melhor a fazer é
> migrar tudo para o Postfix. Se voce já utiliza Maildir como método de
> classificacao das mensagens no servidor POP, vai ser uma barbada migrar
> para o Postfix.

    Ambos são bons MTAs cabe ao administrador decidir pela melhor solução
para fazer a integração com o que ele já tem.

[]s
[Sandro]