[GTER] Cabeamento (Ethernet e Telefonia)

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Sun Apr 10 19:45:12 -03 2005

On Sun, 10 Apr 2005, Alvaro Nascimento wrote:

> Eu to fazendo uma pequena rede em casa e para poupar um pouco de grana
> na compra de rj-45-femeas-espelho-de-alguma-marca-tipo-pialplus (R$
> 27.00 por modulo de rj-45 e R$ 17.00 por rj-11) e já que em redes
> 10/100mbits só se usam os pares 1-2 e 3-6, pensei usar neste mesmo femea
> o 4-5 para o telefone também e fazer derivação no patch-cord se no ponto
> que eu for usar, tiver rede e telefonia.

tenho uma rede local no apartemento, com conectores RJ-45 da AMP espelhos
da Alumbra e algum trabalho manual. Saiu muito menos do que R$27, uns R$10
por ponto. O cabo é BICC cat 5, mas eu queria mesmo ter passado cabo de
dois pares, teria sido muito mais fácil manobrar. no entanto é difícil
achar isso no comércio e quando acha, surpreendentemente, é mais caro que
o cabo de 4 pares!