[GTER] RBL

Paulo Manoel Mafra mafra at das.ufsc.br
Sat Sep 11 18:53:06 -03 2004

* Paulo Manoel Mafra wrote:
*
* Ola,
*
* | Nao sei se e' o mais usado, mas nao me causa problemas...
* |
* | bl.spamcop.net
*
* Eu não recomendaria a utilização da spamcop. Nem eles o fazem [1]...
*
* De uma olhada na thread que seguiu após esta mensagem [2] ...
* Especialmente, reflita sobre isto [3].
*
* Se for pra utilizar lista externa, eu recomendaria o MAPS [4] ou a DSBL [5]
*
* [1] - http://www.spamcop.net/bl.shtml
* [2] -
* http://listas.softwarelivre.org/pipermail/postfix-br/2004-August/000953.html
* [3] -
* http://listas.softwarelivre.org/pipermail/postfix-br/2004-August/000955.html
* [4] - http://www.mail-abuse.com/
* [5] - http://www.ordb.org/

Ola Alberto,

Eu utilizo a spamcop a um ano e *nunca* tive qualquer problema. Uso tambem a ordb.org sem problemas, porem usei por algum tempo a mail-abuse e tive alguns problemas, entao removi.

Os usuarios recebem relatorios das mensagens que sao barradas pelos filtros e ninguem reclamou da spamcop ate hoje.
--

Paulo Manoel Mafra
LCMI - Laboratorio de Controle e Micro Informatica