[GTER] ajuda no SENDMAIL!!

david at infonet.com.br david at infonet.com.br
Mon Nov 8 11:38:07 -02 2004

Citando "Ivan F. Martinez" <ml at ivanfm.com>:

> Sinceramente, eu não tentaria o resolver o problema dessa forma. Já que
> depois de resolver você veria os problemas dessa função mail. Portanto
> p/ que você não gaste seu tempo com isso, dê uma pesquisada pois existem
> inumeras bibliotecas p/ PHP que fazem o envio via SMTP, dessa forma você
> pode utilizar qualquer SMTP que você já tenha na rede e esteja
> configurado corretamente.

...vc poderia me explicar de forma mais detalhada essas bibliotecas? o problema
é que nós temos dezenas de sites de diferentes desenvolvedores neste servidor
usando a função mail, eu não gostaria de derrepente solicitar aos desenvolvedores
para editarem os seus arquivos, ainda mais que todos esses sites funcionavam normalmente,
o problema ocorreu depois de uma migração de um servidor para outro.

> [...]
> de ser alguma coisa faltando no chroot ou alguma falta de permissão já
> que funciona como root. E pelo seu log você já pode ver um dos problemas
> da rotina mail do php, ele acaba mandando os emails todos com
> return-path p/ apache at localhost.localdomain a menos que vc libere no
> sendmail p/ que o usuario apache mande como qualquer outro usuario, o
> que não é uma boa.
> O ideal mesmo é mandar via SMTP e autenticado, dessa forma vc ter uma
> referencia bem mais confiavel em seus logs sobre a origem dos emails.

  ...mas se para todo o resto do mundo ele consegue enviar? só não para o meu
proprio dominio, acho que não seja algum problema relacionado ao chroot ou
permissões, suspeito mais de alguma coisa relacionada aos arquivos de con-
figuração do sendmail.