[GTER] Problemas de navegacao no backbone da Telefonica

Edgar Shine edgar at ig.com.br
Thu Jan 22 18:32:14 -02 2004

Rubens

Eu percebo uma certa lentidao para carregar sites web. Tudo funciona ok com
o SMTP, o POP e ate mesmo P2P. Nao testei SSH ate agora, mas posso fazer pq
meu problema eh constante, ocorre todo dia e toda noite.

O sintoma eh: ao abrir o browser e solicitar uma pagina (eg. www.cert.org)
a tela do browser fica congelada durante um tempo (uns tres minutos) e qdo
carrega, carrega de uma so vez, bem rapido mesmo. Me parece q qto maior o
site (mesmo q a pagina nao seja gde, mas q esteja hosted em um gde
datacenter), mais demora para carregar a primeira tela. Interessante q uma
vez carregado o site, a navegacao dentro desse site eh rapida.

A principio divaguei sobre possiveis problemas com DNS ou mesmo problemas
relacionados ao meus browsers. Entao tentei alguns artificios:
1) ping para dominio funciona: por exemplo "ping www.cert.org" funciona ok,
sem perdas de replies e de certa forma ate rapidamente. Caso fosse um
problema com o DNS nao deveria voltar endereco IP e pingar, pelo menos nao
tao rapidamente.
2) em vez de usar um browser, tentei fazer de uma forma mais "manual".
Entao "telnet www.cert.org 80" me daria uma conexao. O q ocorre eh q ele
encerra as tentativas por timeout.

Bem, tbm usei alguns testes de web speedy. Essas ferramentas nao me
convencem como ferramentas serias de speed meter, mas o resultado eh bem
curioso, pq acontece na maioria dos sites. Por exemplo, fazendo os testes
no www.numion.com/yourspeed/ nao importa para q lugar vc teste (Brasil,
USA, etc.) da resultados proximos de 300 Kbps (meu Speedy eh o plano novo,
o Speedy 300).

Suponho q seja mesmo problema com cache e tenho esses comportamento ha um
bom tempo. Alguem tem alguma sugestao de teste q eu possa fazer?

sds,
Edgar Shine