[GTER] Problemas de navegacao no backbone da Telefonica

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Thu Jan 22 17:26:12 -02 2004

Alo Rubens,

On Thu, Jan 22, 2004 at 05:00:16PM -0200, Rubens Kuhl Jr. wrote:

> Alguém mais está percebendo problemas de navegação a partir do Speedy / Telefônica ? Desde ontem à noite a navegação Web está com um alto índice de falhas e às vezes de indisponibilidade total, mas tráfego POP3, SMTP e SSH não parece ter sido afetado. Dá pinta de que um novo projeto de cache foi implantado e está fazendo água... alguém mais com a mesma sensação ? Sites de grande visitação (portais, registro.br etc.) notaram queda de audiência ou aumento de reclamações ?

Felizmente nao administramos nenhum sistema por tras de Speedy, porem
verificando os logs dos nossos servidores quanto ao que mais recebemos
da rede ADSL da Telefonica (a saber: robos fazendo "web scraping" das
nossas paginas atras de enderecos de email para spammar, e tentativas
de SPAM via SMTP propriamente ditas), vimos que houve enorme diminuicao
dos acessos de "web scraping", enquanto que as tentativas de SPAM via
SMTP continuam no mesmo nivel...

Ressalvando que minha evidencia nao e' rigorosamente precisa
(basicamente fiz alguns grep/wc nos meus logs, comparando os numeros
de hoje e de quinta-feira passada), parece que o que voce descreve
acima esta' de fato acontecendo.

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)