[GTER] Heisemberg e o Registro

Demi Getschko demi at agestado.com.br
Tue Feb 10 16:19:06 -02 2004

Prezados

As regras do registro brasileiro estão em constante revisão
e aperfeiçoamento deste 1991, quando Alberto Gomide,
Michael Stanton, Alexandre Grosjgold e eu fizemos o
primeiro esboço de como seria a estrutura de dominios...
Muitas contribuições foram fundamentais - Pedro
Vazquez, Fred, Manta, Silvio Meira, as listas etc etc...
e foram sendo agregadas no decorrer do processo

Para o bem ou para o mal, não posso me eximir de ter
estado sempre envolvido no processo de geração e de
reavaliação dessas regras. E estou na gter-l desde o
primeiro momento... ("just in case", o responsável
administrativo pelo registro é o CG. E a lista gter é s
obre 'engenharia de redes")

Muitas sugestões aproveitam-se. Outras nem tanto - e muitas
vezes não vale a pena iniciar uma "dicussão" ainda por cima
numa lista em que o assunto é "off-topic"... Regras boas
são regras que mudam devagar e com juízo...

Nesse caso específico, do registro de domínios, às vezes me
dá a impressão que os que escrevem querem parecer que
não são usuários da Internet... "Consertar" a Internet-br, por
mais louvável que seja o propósito (mesmo havendo dúvidas
se estamos "consertando" de fato), em NADA muda o cenário
internacional. Na verdade, NÃO existe a internet-br. O
registro brasileiro representa 0.5% dos nomes. Se fosse
100% limpo, ainda teriamos 99.5% de problemas. E
principalmente com brasileiros. Ninguém ignora que não é
necessário ter o .br no final do nome para funcionar no
Brasil e na Internet, certo? Então, se o registro .BR fosse
extremamente restritivo, o único resultado seria o de
ele (registro br) passar a ser irrelevante, como são
irrelevantes muitos e muitos domínios de país. Em
geral, há muito mais empresas com ".com" num país
que sob a sigla do pais. Por sorte somos rara exceção:
o ".br" é simpático aos brasileiros. Não é o que queremos??

Reclama-se do unbanco.com.br, secretariafazenda.com.br.
Ok. Mas unbanco.com.br não leva a um sítio "fake" do
unibanco. Então qual o argumento? que tem uma letra
a menos? uniban é uma universidade e tem duas letras a
menos... Acho isso casuismo.

E o que fazer com:
www.secretaria.fazenda.com (existe)
www.receita.fazenda.com (também existe)
www.receitafazenda.com
www.detran.com
www.fapesp.com
e tantos outros ??

e o que dizer de:
www.ggogle.com,
www.goggle.com,
www.googlle.com,
www.gugle.com,
www.gagle.com
wwwford.com

e uma lista infindável

Estariamos melhor se os problemas fosse "transplantados" do
Brasil para o exterior? E todos registrássem na Verisign?

Xota.com.br é ofensivo? porque? é uma palavra de dicionário!.
Bundas.com.br (que não existe mais) era o sítio de uma
revista (que também não existe mais) chamada Bundas...
O conteúdo, sim, pode ser ofensivo. E isso, ainda adicionado
ao nome de domínio, pode fundamentar a remoção. Quem se
sentiu ofendido, reclame e o registro analisará a reclamação.
Sinceramente, acho algo pouco realista esse clamar por
moralismo, especialmente, nos dias de hoje, e baseado
unicamente numa palavra de dicionário...

Último ponto: acho muito útil a discussão e, repito, muitas
idéias surgem dela (a estrutura do .nom.br, em dois níveis,
foi sugestão do Pedro Vazquez e foi implantada dois anos
antes de sua contrapartida internacional, a .name, fazer o
mesmo). Mas não devemos perder de vista que somos uma
gota (controlada) no oceano da Internet. E que, como
provou Heisemberg, observar um corpúsculo muito de perto
afeta seu momento...  :-)

abração
demi