RES: [GTER] Dominio Reservado

Marcelo Coelho marcelo at tpn.com.br
Wed Dec 22 18:30:23 -02 2004

Eu tenho algumas sugestões:

1) Os domínios ficam em processo de liberação por 15 dias. Se uma pessoa se
candidata ao domínio, e dentro de 5 dias ninguém mais se candidata, o
domínio é automaticamente da primeira pessoa que se candidatou. Parto do
princípio de que se há alguém interessado pelo nome, que se candidate o
quanto antes. Já vi muitos casos de pessoas que se candidataram só para
"melar" o registro do outro. Um cliente perdeu um domínio em processo de
liberação porque outra pessoa se candidatou com CNPJ inexistente, no último
dia. Isso é um absurdo.

- Pró: agilizará um pouco o processo.
- Contra: os retardatários, os desorganizados e os desavisados perderão seus
domínios (alguém se importa, já que as informações estão lá para quem
quiser?)

2) Processo de liberação por domínio: ao invés de um grande processo de
liberação para todo mundo, cada domínio entraria em processo de liberação e
teria seu prazo específico. Este prazo poderia ser até de 30 dias, desde que
o domínio fosse de alguém que do primeiro que se candidatou se ninguém mais
se candidatou por 5 dias. Se alguém está interessado no domínio XYZ.COM.BR,
e sabe que o processo de liberação deste domínio começa dia 01/01/2005, o
interessado que se organize para se candidatar até dia 05/01/2005, pois se
alguém o fizer, ele perde o nome.

- Pró: acho que acabaria um pouco com a guerra do processo de liberação. A
toda hora um domínio poderia estar no processo de liberação, evitando que os
espertinhos se organizem para no último dia se candidatar aos nomes. (alguém
já pensou que alguém com um pouco de malícia pode chantagear alguém para não
se candidatar ao domínio no processo de liberação?).
- Contra: os retardatários, os desorganizados e os desavisados perderão seus
domínios.

3) Nada de publicar lista dos domínios disponíveis. Se eu estou interessado
em um nome, que seja específico. Listar os nomes disponíveis só dá margem
para "espertinhos" tentarem pegar os melhores domínios com a finalidade de
vendê-los no futuro.

- Pró: os "vendedores de domínio" teriam muito mais dificuldade em encontrar
nomes para registro.
- Contra: há quem pense que "a lista deve ser pública", já que é um processo
de disputa aberto público.

4) Menos tempo para congelar >> remover >> liberar. Isso só facilita a ação
de aproveitadores.

- Pró: vamos agilizar, varrer os caloteiros do planeta! :-)
- Contra: os retardatários, os desorganizados e os desavisados perderão seus
domínios.

5) Checagem dos dados da entidade (por exemplo, na Receita Federal). Todo
dia percebo um engraçadinho registrando domínios com CNPJ "fantasma", ou
publicando informações falsas no Registro.br. Já denunciei ao Registro.br em
algumas ocasiões, mas em uma oportunidade, o Registro.br, ao invés de
cancelar o domínio, aceitou "transferí-lo" para outra entidade. Algo
absurdo, pois pra mim, registrou com informações falsas, perde o domínio, e
está acabado.

- Pró: chega de malandragem para registrar domínio.
- Contra: o processo se tornaria mais lento e talvez necessite de controle
manual.