[GTER] Re: denunciar hacker?

Omar Kaminski omark at bsi.com.br
Mon Dec 6 23:35:23 -02 2004

Certo. É que a maioria dos crimes que temos visto são crimes contra a honra
(calúnia, difamação, injúria), pornografia infantil, pirataria, estelionato,
lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, concorrência desleal, incitação
ao crime, fraudes previdenciárias e mais alguns outros. Teremos o aano
informático com a aprovação do PL 89/03 (antigo 84/99).

Já na esfera cível temos os danos morais e patrimoniais, a maioria
envolvendo transferência de numerário de contas correntes (movimentação
bancária não autorizada), algumas envolvendo cartão de crédito (clonagem) e
outras não, mensagens difamatórias, nomes de domínio, direitos autorais,
além das questões do Código de Defesa do Consumidor (má-prestação de
serviços, propaganda enganosa), retirada de site do ar, questões contratuais
e outras mais.

Mas não tenho conhecimento de ação indenizatória julgada em segundo grau
(Tribunais) envolvendo hacking, defacing ou DDoS. Como já foi dito, é
requisito a
comprovação do prejuízo sofrido (ato ilícito), o que é plenamente possível.
A dificuldade maior acaba sendo a identificação do culpado e a preservação
da prova.

[]s
Omar