[GTER] controle de banda no squid para sites não-governo.

MARLON BORBA MBORBA at trf3.gov.br
Tue Aug 24 13:44:32 -03 2004

senhores,

tenho de reduzir, aqui no TRF, a utilização da banda através da imposição de limites para tráfego em "sites". para tanto, gostaria de usar o recurso dos "delay pools" no squid.

pensava em limitar em 1Mbps o gasto de banda com "sites" não-governo, divididos em 256Kbps para dois fóruns de menor capacidade, e 512Kbps para o fórum-sede, e para cada cliente um máximo de 8Kbps. após ler a documentação, cheguei a este conjunto de regras que - entendo eu - deve funcionar:-

acl governo dstdomain .gov.br
delay_pools 1
delay_class 1 3
delay_access 1 allow !governo
delay_access 1 deny all

minha dúvida aqui é como montar a diretiva delay_parameters.
alguém que já o tenha feito poderia me dar uma ajuda? será que tenho de criar um "delay pool" separado para cada uma das minhas "subnets" (10.1, 10.43 e 10.3, todas /16)?

[]s,

M.

/*
Marlon Borba