[GTER] Resolução reversa de DNS - como fazer

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Apr 29 16:52:42 -03 2004

On Thu, 29 Apr 2004, Christian Lyra wrote:

> Ois,
>
> 	Já que o assunto é resolução reversa, vou aproveitar para fazer uma
> pergunta...
> 	Como fazer o reverso para um host que hospeda multiplos dominios? eu procurei
> em todas as RFCs sobre DNS e não encontrei nenhuma recomendação a respeito. A
> única recomendação que encontrei é de que não se deveria ter muitos reversos
> para um mesmo IP porque isso tornaria o pacote UDP grande demais !

o que importa é que a tradução IP -> nome ->IP seja consistente, isto é,
retorne ao mesmo ip de origem. voce não precisa que se meudominio.com.br ->
200.231.48.48 então 48.48.231.200.in-addr.arpa vire meudominio.com.br.

o que voce precisa é que 48.48.231.200.in-addr.arpa -(ptr)->
quasar.inexo.com.br -(a)-> 200.231.48.48, independentemente de que domínios
estejam mapeados via (a) para esse endereço.

o PTR deve apontar para um único nome. é bobagem e só causa confusão fazê-lo
apontar para mais de um.

> 	O que eu tenho adotado é utilizar apenas um reverso por IP... o
> chato é ter

e faz certo.

> que ficar ouvindo que "eu fiz um traceroute para www.foo.br e ele terminou em
> www.bar.br".

quem faz traceroute tem que olhar endereços ip e não nomes. e se o cara não
sabe interpretar o resultado nem deveria chegar perto desse programa e voltar
para o clique-clique do windows.