[GTER] RFC 821 e null path (mail from:<>)

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Apr 7 10:20:00 -03 2004

On Wed, 7 Apr 2004, Rubens Marins wrote:

> E claro que eu nao simplesmente configurei o servidor de smtp para nao
> aceitar estas mensagens e pronto, eu na epoca sabia que nao ia receber
> mensagens do MAILER-DAEMON, entao eu fiz um pequeno workaround onde nao
> aceita mail from <>  se from != de MAILER-DAEMON. Eu naum sei se todos
> os smtp retornam o  email vindo do MAILER_DAEMON, mas em, todos os  meus
> testes este regex funciona sem problemas, na epoca implementei por que
> eu pessoalmente via muitos spams vindo assim, e possivel que os
> programas de spam mudaram isso e hoje esta regra nao seria mais util ,
> [...]

como a RFC-2821 não menciona MAILER-DAEMON, acho melhor não usar esse
critério. por outro lado ela diz:

   As discussed in section 2.4.1, a relay SMTP has no need to inspect or
   act upon the headers or body of the message data and MUST NOT do so
   except to add its own "Received:" header (section 4.4) and,
   optionally, to attempt to detect looping in the mail system (see
   section 6.2).

A esta altura, rfc não é mais "Request For Comment" mas sim "Read and
Follow Carefuly"...