[GTER] Re: Re[2]: Novo cadastro de SPAM - origem: Receita Federal!

Antonio Augusto de Cintra Batista antonio at CintraBatista.net
Tue Sep 30 09:03:44 -03 2003

De acordo com recentes discussões em listas internacionais, estas são as
principais fontes de emails válidos para spammers:

1. Trojans plantados nos micros dos usuários. Basta o "dono" do trojan
enviar um email contendo os endereços de email que ele poderá ler, e o
trojan enviará para estes endereços o address book do usuário, ou irá
escanear os domínios internos. Esta é a principal fonte hoje em dia.

2. Compra de cadastro de funcionário (da Receita Federal, p.ex.). Hoje é
pouco usado, até porque não precisa: é mais barato, rápido e eficiente
plantar um trojan.

3. Busca de emails em home-pages. Há alguns anos que este método é o
menos usado destes citados, segundo algumas pessoas que vêm testando há
anos em alguns honey pots.

Não vi relatos ainda sobre a incidência de ataque de dicionário, mas
segundo testes num honey pot que administro, ele é disparado o método
mais comum. Mas trabalho com condições de contorno que podem não ser
representativas da internet em geral.