[GTER] Falsa página do Banco do Brasil rouba senhas dos correntistas e está hospedada em site do próprio Governo Brasileiro

Alex alex at ez-poa.com.br
Tue Mar 4 17:39:02 -03 2003


ORIGINAL EM http://www.relatorioalfa.com.br/


Um e-mail enviado para milhares de pessoas, supostamente assinado por Francisco Fernandes Loyola Filho, informa sobre mudanças no sistema de movimentação bancária e termina informando o novo endereço do BB, que passaria a ser http://www.bancodobrasil.int.gov.br.

  

O endereço pertence ao Instituto Nacional de Tecnologia, mas a página do banco que aparece é uma fraude. Até a data de fechamento desta edição a página ainda estava no ar. Caso tenha sido retirada, veja uma reprodução aqui.
 

por Aldo Novak

Editor do Relatório Alfa
 

 

Um e-mail fraudulento que está sendo distribuído em larga escala, direciona os internautas para uma falsa página na internet que parece ser do Banco do Brasil, mas que é uma arapuca que capta as senhas dos correntistas que acreditarem em seu conteúdo. Similar a página verdadeira, esta se apresenta como sendo da instituição bancária mas, segundo o próprio Banco do Brasil, contatado pelo Relatório Alfa na manhã deste dia 03 de março, é uma fraude que está sendo investigada pelo banco.

Segundo o atendente André Mendes (0800-785678) a equipe do Banco do Brasil já está trabalhando no caso e nenhum dado deve ser digitado na falsa página. Ele também deixou claro que o Banco do Brasil jamais envia e-mails para seus correntistas. Os telefones das várias assessorias de imprensa do banco, em Brasília, Rio e São Paulo, simplesmente não responderam. O Relatório Alfa conseguiu o telefone celular do assessor Rogério Campos, mas nas tentativas o telefone estava na secretária eletrônica. Deixamos recado as 09h15 desta segunda-feira e, até o fechamento da edição, não houve resposta.

O que aumenta a credibilidade do e-mail é o fato de a página fraudulenta estar hospedada em um site do próprio governo brasileiro - mais precisamente, do Instituto Nacional de Tecnologia (http://www.int.gov.br),- dando a impressão de ser uma página verdadeira. Em contato com a Ombudsman do Instituto, Henriette M. Krutman, as 10h51 desta segunda, o Relatório descobriu que o INT só voltaria a funcionar na quarta-feira -- provavelmente a razão para que os e-mails fossem distribuídos durante o carnaval. De qualquer forma ela iria entrar em contato com a webmaster do INT, de nome Carolina, para tirar a página do ar imediatamente. O Relatório Alfa tem uma cópia da falsa página, que pode ser vista aqui  ou em http://www.relatorioalfa.com.br/images/press/bancodobrasilint.gif . A página fraudada estava hospedada no endereço http://www.bancodobrasil.int.gov.br 

Leia o conteúdo do e-mail fraudulento:


Por determinação do Senhor Presidente da República, expressa através do Decreto-Lei 143.002/2002, o Banco do Brasil vem junto aos seus clientes informar que:


1) Em toda e qualquer movimentação IGUAL ou MAIOR que R$ 5.000,00 (Cinco mil reais) deverá o Banco do Brasil notificar a Receita Federal.

2) O Banco do Brasil verificará a veracidade de CADA endereço fornecido por seus clientes, a fim de verificar a autenticidade dos mesmos.

3) Visando também a segurança de seus clientes, o Banco do Brasil informa que, contando 48h (Quarenta e oito horas) a partir do recebimento deste, seus clientes devem confirmar seus dados.

4) Isso poderá ser feito imediatamente acessando sua conta através do endereço: http://www.bancodobrasil.int.gov.br

5) Visando ainda aumentar a sua segurança, o novo endereco do Banco do Brasil é http://www.bancodobrasil.int.gov.br subordinado a sistemas de seguraça internacionais e com rígidas contra-medidas anti-fraude.




More information about the gter mailing list