[GTER] Re: uol.com.br

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Sat Jul 12 19:42:09 -03 2003

Danton,

Apesar das suas críticas serem em relação a acessibilidade e exigência de serviço não previsto no e-mail, o que mais deve ter incomodado os correspondentes é o sistema desafio-resposta.

Dá para fazer desafio-resposta via e-mail e apenas com ASCII (acho que o TMDA, www.tmda.net, é assim), mas geraria a mesma perturbação.

Um argumento bem montado contra sistemas desafio-resposta é este aqui da Habeas:
http://www.habeas.com/faq/index.htm#7.4

7.4. How is Habeas different from challenge-response systems that require senders to confirm that they are not spammers?
Habeas SWE identifies the email you want, but it doesn't prevent all other mail from getting through. Challenge-response systems bring an instant messaging model of interaction (requiring confirmation before sending) to email (which has always supported an open sender model).

Challenge-response has a serious adoption difficulty in that the mass of unsophisticated users will not be comfortable with it for sometime. It’s also really annoying.

Eu pessoalmente não acredito mais na viabilidade do open-sender-model, e gosto de sistemas desafio-resposta apesar das implicações de usabilidade.
Contudo, além de violações de protocolo e usabilidade, faltou à implantação do anti-spam citado um pouco de orientação prévia, inclusive para que um cadastro prévio de correspondentes e listas fosse feito, e a mudança da interação do usuário com a caixa postal para um mecanismo com folders como IMAP.

Rubens