[GTER] experimento de interceptação de tcp/25

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Jan 15 18:12:00 -02 2003

On Wed, 15 Jan 2003, Fernando Ulisses dos Santos wrote:

> o único inconveniente é que nada obriga provedores ou operadoras a
> implementarem isso.

como os fabricantes de automóveis tem que os equipar com cintos e air
bags, os donos de cinemas tem que deixar extintores de incêndio à mão,
etc...

> e se for implantado, abre espaço no mercado para um provedor especializado
> em hospedar spammers (um nicho de mercado interessante, não ?).

já existe! chama-se telefônica. a tendência é que todas as redes da
telefônica caiam em todas as listas negras do mundo, mas isso é ruim,
porque o inocente paga pelo culpado.

> também, só você pode dizer quem pode ou não pode acessar sua rede, isso
> não pode ficar sob controle de terceiros (no caso, das operadoras).

as operadoras não necessariamente bloqueiam as mensagens, podem ter outras
políticas, como gerar delays progressivos, enfim, precisa bolar métodos
que ferrem com o spammer e deixe o usuário normal ileso. a operadora não
está invadindo a tua rede; a mensagem já saiu dela.

> é a mesma coisa que sua casa, você só dá a chave para quem mora em sua
> casa e pessoas confiáveis, talvez a solução final contra SPAM seja
> parecida, um usuário criará uma lista branca de quem poderá enviar e-mail
> pra ele, todo o resto do mundo precisa passar por algum outro mecanismo de
> validação, pagamento ou seja lá o que for.

é tudo o que eu não quero, descarregar a tarefa de administrar os
controles para a vítima de sempre, o destinatário inocente. A maioria
deles não sabe administrar um alista de endereços no outlook ainda vai ter
mais essa...

mas já tem gente que faz assim. se o remetente não for 'amigo do rei' vai
ter que conseguir uma chave patati-patatá...

danton