[GTER] Luta contra SPAM

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Jan 9 13:56:00 -02 2003

On Thu, 9 Jan 2003, Joao Carlos Mendes Luis wrote:

> Para mim, do ponto de vista do provedor de email, SMTP tem que ter algum
> tipo de identificacao, seja por IP de origem dos seus dialups, seja por
> conta e senha.  O que eu acho desnecessário é exigir identificacao SMTP
> do pessoal "local".

tem uma vantagem exigir até do pessoal local: voce não precisa reconfigurar
seu pine/mutt, etc. quando sai viajando com o notebook a tiracolo. mas, enfim,
isso é detalhe.

> Mas o spam é provocado pela infraestrutura de acesso.  Se a Xelefonica
> pode filtrar as portas de VoIP, por que nao pode filtrar a de SMTP e
> dizer para todo mundo usar um relay proprio?

sim, a Xelefuquese tem que bloquear o tcp/25, senão a coisa não funciona.

> Nao tenho certeza ainda, mas talvez até um simples proxy SMTP
> transparente possa ser usado.  Se o provedor Xolox faz isso para DNS (e
> nunca funciona direito), por que nao para smtp?

ei essa é uma idéia interessante para testar. é comum também fazer isso com
Web desviando o tráfego para um squid da vida, porque não para um MTA? vou
experimentar fazer isso.

Danton