[GTER] Problemas no Terra

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Wed Apr 16 18:50:01 -03 2003

Lao DanTong wrote:

> dê uma olhada no mil-hdbk-217 que é a regra militar norte americana para
> cálculo de confiabilidade de sistemas eltrônicos e similares. realmente é
> impossível eliminar todos os pontos de falha simples. por exemplo, no caso
> de fontes redundantes, elas não podem ser simplesmnete ligadas em paralelo
> porque uma pode derreter a outra. porisso é necessário usar um elemento de
> arbítrio que pode ser tão simples como diodos. esses diodos são pontos de
> falha simples. entendeu?

Não, pois são dois diodos, ou melhor, um por fonte, por nível de tensão.
  Voce pode considerar falha no barramento de alimentação, que embora
muito pequena, existe.

> uma especificação decente de confiabilidade designaa as redundâncias e
> qual deve ser a probabilidade máxima de falha para a duração da missão
> para os inevitáveis pontos de falha simples.

E o tempo de retorno a operação em caso de falha total.

> já vi situações em que ao colocar equipamentos redundantes a
> confiabilidade calculada diminuiu em vez de aumentar, simplesmente porque
> o elemento de ligação não era lá essas coisas.

Ou por que complicou tanto o processo que em vez de dar falha de
hardware dava falha de software ou mesmo de BIOS (b***a idiota que opera
o sistema).

                                         Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br
--
"the West won the world not by the superiority of its ideas or values
or religion but rather by its superiority in applying organized