[GTER] P2P e IPv6

Adailton Silva adailton at icomnet.com.br
Wed Apr 9 02:55:01 -03 2003

Algold,

Salvo engano :), as discussões não ficam só no espaço de endereçamento não.
Por exemplo, uma das características
importantes é a mobilidade, que também contribuiu fortemente para adoção do
IPv6 pelo 3GPP (www.3gpp.org).

Há uma "grande" diferença sutil entre os dois métodos. Em IPv4 há
tunelamento e o roteamento é realizado em triangulação (agente/host móvel,
agente/host local e o agente/host "estrangeiro").

Já em IPv6 não há tunelamento e também não há triangulação; a comunicação é
realizada diretamento entre o agente/host móvel e agente/host local, mesmo
em trânsito. Como!? Neighborhood discovery, auto configuration  e source
routing.

Outro fator importante é que já é de série, não é opcional.

Abs,
Adailton